You are currently viewing Stellantis confirma centro de economia circular para reciclar veículos e peças no Brasil

Localizado no Complexo Mirafiori da Stellantis, o Hub de Economia Circular SUSTAINera inicia suas atividades com a remanufatura de motores, caixas de câmbio e baterias de alta tensão para veículos elétricos, recondicionamento e desmontagem de veículos, e com outras atividades adicionais a serem incluídas

Stellantis N.V. comemorou a abertura oficial do seu Hub de Economia Circular SUSTAINera (Hub CE) no Complexo de Mirafiori em Turim, Itália. A Empresa tem um plano abrangente para promover suas ambições em economia circular com uma abordagem completa com base na estratégia 4R: Remanufaturar, Reparar, Reutilizar e Reciclar.

Os objetivos primários do moderno Hub de Economia Circular são prolongar a vida útil das peças e dos veículos, garantindo que durem o maior tempo possível. Quando isso já não for mais possível, o material será coletado para reciclagem na atividade de remanufatura e de desmontagem de veículos em fim de vida, e retornará ao loop de manufatura para produção de novos veículos e peças. O Hub CE realizará inicialmente quatro atividades, implementando a estratégia 4R com o escopo definido para se expandir ainda mais:

• Remanufatura (Reman): componentes usados, desgastados ou defeituosos, como motores, caixas de câmbio e baterias de veículos elétricos, são desmontados, limpos e remanufaturados de acordo com as especificações originais do OEM, sem comprometer a qualidade. O objetivo é ter uma alternativa sustentável e acessível disponível sob o rótulo do SUSTAINera na oferta de peças de reposição da Stellantis. A unidade espera gerenciar mais de 50.000 peças remanufaturadas até 2025, aumentando para 150.000 até 2030.
  • Centro de classificação (Remanufatura, Reciclagem): cerca de 2,5 milhões de peças usadas, conhecidas como núcleos, abastecerão as atividades de remanufatura e reciclagem da unidade até 2025, aumentando para 8 milhões até 2030.
  • Recondicionamento de veículo (Reparo, Remanufatura e Reutilização): os veículos serão reparados esteticamente e mecanicamente utilizando peças novas, remanufaturadas ou usadas e reintroduzidos através do SPOTiCAR, o programa de veículos usados certificados pela Manufatura da Stellantis, e do Stellantis&You, rede de Vendas e Serviços.
  • Desmontagem de veículos (Reciclagem, Remanufatura e Reutilização): ao final de seu ciclo de vida, os veículos se tornarão um recurso precioso para as peças serem remanufaturadas, reutilizadas ou encaminhadas como material para reciclagem. Especificamente, as peças OEM usadas e gerenciadas pelo Hub CE integrarão o estoque disponível do nosso parceiro B-Parts para compor o recurso de Reuso do SUSTAINera.

O Hub CE de alto desempenho gerará eficiências e sinergias entre as atividades e integração vertical de materiais e processos.

A Stellantis está desenvolvendo suas capacidades, equipes e instalações para mudar o seu modelo de consumo, criando um ecossistema inteligente e integrado para reduzir o impacto ambiental e gerir melhor a agressiva meta de descarbonização da empresa de atingir carbono neutro até 2038.

Carlos Tavares, CEO global da companhia, confirmou a construção de um centro de economia circular no Brasil. “Ainda é cedo para definir quando e em qual região do Brasil vamos instalar o centro de economia circular. Queremos usar o que vamos aprender com a operação italiana e replicar em outras regiões do mundo”, disse o executivo. Segundo ele, depois da Europa, a América do Norte deve ser o segundo continente a receber um hub do gênero. O Brasil deve abrigar o terceiro centro, seguido de um quarto empreendimento de economia circular na região da África e Oriente Médio.

A Stellantis adotou uma mentalidade de economia circular para dar vida ao local possibilitada por um investimento de 40 milhões de euros. O Hub CE ocupa uma área total de 73.000 metros quadrados, dos quais 55.000 metros quadrados foram recuperados de uma instalação parcialmente desativada. Stellantis também reciclou mais de 5.000 toneladas de metal de ativos obsoletos no processo. Os equipamentos e máquinas da unidade foram reaproveitados de outros locais, proporcionando uma economia de 55% em comparação com a compra de novas máquinas e equipamentos. O local emprega atualmente 170 colaboradores qualificados. Esse número deve aumentar para aproximadamente 550 pessoas até 2025.

Além de apoiar as suas atividades principais, o Hub de Economia Circular também complementa as ações recentes da Stellantis para fortalecer seu ecossistema de eletrificação global e apoiar suas ambições de neutralidade em carbono, incluindo:

• parceria com a Orano para o pré-tratamento no processo de reciclagem de baterias de EV para recuperar cobalto, níquel e lítio de veículos em fim de vida e resíduos das gigafábricas;
  • formar uma joint venture SUSTAINera Valorauto SAS com a Galloo para administrar veículos em fim de vida;
  • parceria com a Qinomic para desenvolver um retrofit elétrico de veículos comerciais leves. O protótipo será apresentado (até 25 de novembro) na feira Solutrans na Lyon Euroexpo, na França;
  • estabelecer parcerias estratégicas para materiais brutos de baterias de veículos elétricos e seis gigafábricas planejadas na Europa e na América do Norte; e,
  • inaugurar seu primeiro Centro de Tecnologia em Bateria no Complexo Mirafiori para teste e desenvolvimento interno de baterias de EV.

A unidade de negócios em Economia Circular da Stellantis é uma das sete unidades de negócios promissoras anunciadas no plano estratégico Dare Forward 2030, e tem como objetivo gerar mais de 2 bilhões de euros em receitas até 2030.