You are currently viewing A Comissão Europeia vai investigar a violação de regras comunitárias que permite más práticas por parte das seguradoras

• A Comissão de Petições do Parlamento Europeu admite a denúncia contra a Espanha porque vê problemas relacionados com a aplicação das regras da União
  • A denúncia é a expressão do compromisso do CETRAA, CONEPA, FAGENAUTO e GANVAM na defesa dos direitos e interesses de todas as oficinas mecânicas
  • As associações convidam outras entidades do setor a aderirem à denúncia

A Comissão de Petições do Parlamento Europeu aceitou a denúncia contra o Estado espanhol para processamento porque vê problemas na aplicação dos regulamentos da UE. A presidente da Comissão de Petições, Dolors Montserrat, pediu à Comissão Europeia que investigue o eventual incumprimento de normas comunitárias que permitem más práticas por parte das seguradoras na sua relação com as oficinas e, além disso, transferiu a denúncia para a Comissão dos Assuntos Internos Mercado e Defesa do Consumidor (IMCO) do Parlamento Europeu.

A denúncia é a expressão do compromisso da CETRAA, CONEPA, FAGENAUTO e GANVAM na defesa dos direitos e interesses de todas as oficinas mecânicas (independentes ou multimarcas, serviços oficiais ou concessionárias). As referidas associações convidam outras entidades do setor a aderirem à denúncia.

Como se recordará, a queixa apresentada pelas associações baseia-se na violação por parte de Espanha de quatro diretivas e de vários artigos do Tratado sobre o Funcionamento da UE. Tal incumprimento está na origem das más práticas das seguradoras que são brevemente recordadas e listadas a seguir:

1. Fixação de preços por hora de mão de obra de reparo sem respeitar o preço estabelecido pela oficina com base em seus custos e estrutura empresarial.
  2. Preparação das orçamentações, com as quais são efetuadas as avaliações das reparações, por empresas ligadas ou participadas pelas seguradoras, causando prejuízo à oficina, uma vez que não se ajustam ao custo real da reparação, nem no tempo nem no tempo materiais. Da mesma forma, as orçamentações diferem entre si para o mesmo tipo de operações.
  3. A dependência econômica dos peritos não garante que eles atuem com estrita objetividade na avaliação dos danos, tanto em sua qualificação quanto nas horas a serem empregadas no reparo e fixação do preço/hora de mão de obra.
  4. Possível conluio tácito entre seguradoras (conclusão de práticas semelhantes por todas elas), tendência descendente dos seus preços, que não se verificou em outros Estados, alterando o mercado espanhol de reparação e afetando negativamente o equilíbrio.
  5. Os convênios CIDE e ASCIDE reforçam a ideia de conluio tático e de fixação unilateral de preços, uma vez que o valor do módulo funciona como um preço de referência com o qual os saldos entre seguradoras são compensados ​​e liquidados, independe do custo real dos danos ao veículo. Portanto, todas as seguradoras procuram pagar à oficina abaixo desse preço unilateral para lucrar com cada reparo.
  6. Imposição às oficinas por parte de algumas seguradoras de fornecimento de peças ou do tipo de peças ou materiais a instalar.
  7. Comercialização de apólices que obrigam os clientes a levarem a sua viatura para reparação numa oficina determinada pela seguradora. Esta limitação à livre escolha da oficina deve apenas circunscrever-se aos danos próprios, e não aos causados ​​por terceiros, devendo ser realçados e aceites individualmente mediante a sua assinatura pelo segurado, não servindo apenas como rubrica da apólice.
  8. Reencaminhamento ao segurado para que repare nas oficinas designadas pelas seguradoras (sem ser condição estabelecida na apólice) dando-lhe informação que não seja verdadeira, sobre a oficina a que pretende ir ou a que se deslocou para reparar o seu veículo.