You are currently viewing Entidades da Espanha celebram a admissão no projeto de Regulamento 6/2002 de sua proposta de inclusão da “Cláusula de Reparação”

Ambas as entidades, juntamente com as principais associações europeias ligadas ao pós-venda multimarca, defenderam a liberdade de escolha das peças nos seus contributos para a norma europeia de proteção de desenhos

No início de 2021, a União Europeia começou a trabalhar na renovação do padrão comunitário para proteção de desenhos. Era um processo legal que poderia afetar partes das peças de reposição. A CONEPA (Federação Espanhola de Empresários de Oficinas Automotivas) e CETRAA (Confederação Espanhola de Oficinas Automobilísticas e Afins), entidades empresariais do setor de oficinas de manutenção e reparação de veículos automotores e motocicletas, aproveitaram o momento para transmitir às autoridades europeias sua posição sobre o assunto nesta fase inicial dos trabalhos.

Avalizaram o pedido com base na boa experiência do mercado espanhol, cujo ordenamento jurídico inclui expressamente, há mais de 20 anos, a chamada “cláusula de reparação”.

Hoje, passados ​​dois anos, ambas as entidades se congratulam pôr a sua proposta ter sido incluída no projeto de novo regulamento, aplicável em toda a União Europeia. Assim, as oficinas espanholas continuarão a ter liberdade de escolha, agora também avalizada pela UE, das peças que utilizam nas suas reparações e, concretamente, daquelas abrangidas pela regulamentação Eurodesign, ou seja, aquelas que conferem ao veículo a sua aparência exterior. e são condicionados pelo design geral. São peças de um conjunto que, em caso de substituição (geralmente por acidente), requerem uma perfeita adaptação para que o veículo recupere sua aparência original.

Por seu lado, o novo texto determina que a oficina deve informar o cliente da peça sobressalente que está instalada. No entanto, isso não representa uma dificuldade para os reparadores espanhóis, que já são legalmente obrigados a informar seus clientes no orçamento e na fatura da peça utilizada.

Na prática, os efeitos da Cláusula de Reparação no mercado espanhol de pós-venda automóvel continuam a ser positivos. Por um lado, os preços das peças de reposição com a marca da montadora vêm sendo contidos nos últimos anos, pois a existência do mercado alternativo é garantia de estímulo à livre concorrência. Além disso, a qualidade das peças alternativas também melhorou nos últimos anos; as oficinas não aceitam materiais que lhes possam causar problemas nas garantias das suas reparações e têm plena consciência de que só com qualidade se consegue manter a exigência do mercado. Finalmente, no que diz respeito à segurança rodoviária, é importante destacar que no mercado espanhol não há relatos de problemas causados ​​pelo uso deste tipo de peças, independentemente da sua origem.

Recordemos que Espanha já apoiava esta posição no final dos anos 90 com a introdução na sua legislação específica da “Cláusula de Reparação”, permitindo que o mercado espanhol de peças de reposição estéticas continuasse a operar com total normalidade nos últimos anos.