You are currently viewing Sindirepa São Paulo no combate à pirataria de autopeças

Sindirepa São Paulo no combate à pirataria de autopeças

Em 13 de setembro de 2023 o executivo de relações institucionais e governamentais do SINDIREPA SP Luiz Sergio Alvarenga participou como um dos palestrantes no lançamento do anuário 2023 de combate a mercados ilícitos lançado pela FIESP/CIESP, ponde pode apresentar um novo ângulo de visão da cadeia de valor automotiva de pós-vendas ao público presente.

O Anuário de Mercados Ilícitos Transnacionais da FIESP é, desde 2016, uma das principais referências nacionais de evolução e impactos da atividade criminal sobre o setor produtivo no Brasil, tornando-se no período uma referência nacional e internacional.

Ele é o principal produto do Observatório de Mercados Ilícitos da FIESP, ferramenta pioneira, criada nos anos de 2014/2015, no Departamento de Defesa e Segurança (DESEG).

Seu objetivo é dar sustentação técnica à agenda de proteção da indústria e aos riscos e perdas originadas em crimes que formam mercados ilícitos, tais como: roubo/furto de pessoas, empresas e cargas, o contrabando e a falsificação, e os crimes contra propriedade intelectual, além de eventos criminais e violentos que afetam colaboradores, clientes e ativos das empresas.

Para atingir este objetivo e identificar esses eventos, o Anuário de Mercados Ilícitos de São Paulo é composto de duas pesquisas: (1) a pesquisa de monitoramento da evolução dos mercados ilícitos presentes em 9 setores; e a (2) pesquisa de vitimização das indústrias do Estado de São Paulo, que trata de crimes que afetam a indústria.

Os 9 setores são:

ALIMENTOS E BEBIDAS

SETOR AUTOMOTIVO (ocupa a 3ª posição)

BRINQUEDOS

ELETRÔNICOS

HIGIENE

MEDICAMENTOS

QUÍMICOS

TABACO

VESTUÁRIO

Ambas foram desenvolvidas para mensurar esse novo fenômeno criminal-econômico no contexto do estado de São Paulo. Na prática, as pesquisas demonstram que os mercados ilícitos significam uma transferência ilegal de recursos e a ocupação de parte do mercado legal por operadores ilegais, tudo isso associado à violência criminal contra as vítimas, danos à saúde e ao meio ambiente, além de perda de postos de trabalho e impostos. Por isso precisam se tornar prioridade na agenda pública.

O objetivo central desse trabalho é subsidiar o setor produtivo e a sociedade com informação e conhecimento para posicionar o problema dos mercados ilícitos como uma das prioridades da agenda pública, em especial nas relações com os poderes Executivo, Federal e Estadual, e com o Congresso Nacional.

ESTADO DE SÃO PAULO

período 2022

R$ 23 BILHÕES

empregos não gerados

Deixaram de ser gerados 169.624 empregos formais por mês em 2022

impostos federais que deixaram de ser recolhidos em 2022

R$ 5,77 BILHÕES

renda não gerada

R$ 5,76 BILHÕES EM SALÁRIOS

impostos estaduais que deixaram de ser recolhidos em 2022

R$ 5,78 BILHÕES

VALOR ILÍCITO NO SETOR AUTOMOTIVO

valor do mercado ilícito de automotivo

R$ 3,5 BILHÕES

taxa de violência

18,5%

taxa de transnacionalidade

30,32%

deixaram de ser gerados em renda para os trabalhadores pelo mercado ilícito automotivo

R$ 200,9 MILHÕES/ANO

impostos perdidos em 2022

R$ 1,31 BILHÕES

Alvarenga  destacou “o comércio eletrônico “marketplace” foi o novo caminho encontrado pelo crime organizado para escoar a pirataria e descaminho, fruto de subfaturamento de importações, autopeças que não atendem as legislações de conformidade obrigatórias estabelecidas pelo INMETRO, de atendimento a Lei Federal 12.305 que trata da Política de Resíduos Sólidos, pois se comercializam baterias, óleo lubrificante, pneus sem qualquer alerta aos consumidores sobre os riscos e exigência legais de armazenamento, descarte e coleta, ou seja, é uma farra”.

A falsificação se tornou mais cara se comparado que você pode importar com preços bem abaixo do custo ou mesmo com qualidade duvidosa e comercializar no marketplace sem qualquer obstáculo ou penalidade que justifique interromper tais crimes cibernéticos.

Estavam presentes em um dos painéis o Mercado Livre e OLX, que apresentaram suas ações ao combate a estes tipos de crimes, porém, não convenceram o SINDIREPA SP, visto que o próprio setor da indústria de balanças projetou uma contravenção de uma balança sendo comercializada no site do Mercado Livre que não atende os requisitos legais exigidos no país, isto sem contar os itens de segurança automotivos, chegando a dispositivos que desabilitam o sistema de airbag do veículo, um verdadeiro crime.

Os anuários de combate ao mercado ilícito podem ser acessados através do site www.sindirepabrasil.org.br no menu ANUÁRIO.

Fonte: SINDIREPA SP