You are currently viewing Firjan reafirma compromisso para o desenvolvimento do Polo GasLub

Firjan reafirma compromisso para o desenvolvimento do Polo GasLub

A Firjan e demais instituições assinaram, nesta segunda-feira (08/11), em Itaboraí, uma carta compromisso para a construção de uma agenda estratégica para o desenvolvimento econômico do Leste Fluminense, tendo em vista a implantação do Polo GasLub Itaboraí (antigo Comperj), previsto para entrar em operação no primeiro semestre de 2022. A adesão ocorreu durante evento promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Rio de Janeiro, que contou com participação na abertura do vice-presidente da federação, Celso Mattos; do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna; do secretário da pasta, Vinícius Farah; do vice-prefeito de Itaboraí, Lourival Casula; e outras autoridades.

“Este foi o segundo encontro de assinatura de compromisso, onde as instituições e o poder público entram em acordo para o desenvolvimento desta região. O Polo GasLub vai proporcionar a atração de novas indústrias para o entorno, gerando mais empregos e renda para a população”, explicou Celso Mattos, vice-presidente da Firjan. O local segue com obras para concluir a construção do Projeto Integrado Rota 3, que inclui uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e um gasoduto. Segundo a Petrobras, o Rota 3 terá capacidade para escoar e processar diariamente 21 milhões de metros cúbicos de gás do pré-sal.

Na ocasião, a Firjan reforçou o conjunto de ações prioritárias para o desenvolvimento da região, que constam na Agenda Regional Leste Fluminense, documento que reúne um conjunto de propostas, em oito diferentes temas, para apoiar os gestores municipais na identificação de prioridades para o desenvolvimento regional no período 2021-2024.

Thiago Valejo, gerente de projetos de petróleo, gás e naval da federação, também destacou a importância do novo ciclo de desenvolvimento acontecer a partir da expansão do consumo de gás natural pela indústria e o papel da Firjan SENAI SESI, na capacitação profissional e na segurança do trabalhador. O mapeamento de investimentos publicado no estudo “Rio a todo gás”, elaborado pela federação no ano passado, prevê US$ 45 bilhões em potencial de projetos no estado, também foi destacado no evento.

Também participaram do evento prefeitos, secretários e vereadores dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo e Tanguá, além de lideranças empresariais e representantes da Fecomércio e do Sebrae-RJ.

Foto: Vinícius Magalhães

Fonte: https://www.firjan.com.br/noticias/firjan-reafirma-compromisso-para-o-desenvolvimento-do-polo-gaslub.htm