You are currently viewing O volume de negócios das oficinas na Espanha aumenta 8,7% enquanto a atividade se mantém estável

A CETRAA, Confederação Espanhola de Oficinas, apresentou hoje um estudo sobre a evolução semestral do mercado pós-venda automóvel no canal independente na Espanha. Analisa o volume de mercado, o valor de mercado e o preço médio da ordem de serviço.

Relativamente ao volume do mercado, medido no número de ordens de serviço realizadas, registou-se um aumento da atividade face ao semestre homólogo, de apenas 0,3%, passando de 19.713.190 entradas no primeiro semestre de 2022 para 19.781.789 entradas em 2023.

Por outro lado, registou-se um forte aumento do preço médio da ordem de serviço, passando de 298,75€ no primeiro semestre de 2022 para 323,71€ no mesmo período deste ano, o que aumenta o valor do volume de negócios em mais de 8 % ano a ano, em comparação com o mesmo semestre do ano anterior.

As oficinas faturaram em 2022 o valor de 12.098 milhões de euros, dos quais 5.889 milhões correspondem ao primeiro semestre do ano, tendo passado para 6.403 milhões de euros nos primeiros seis meses do corrente ano.

Fontes da Confederação apontam, como alguns dos motivos a ter em conta para justificar este aumento, o aumento da mão-de-obra com base nas revisões salariais estabelecidas nas convenções coletivas e o aumento do preço das peças sobressalentes.

“É importante destacar a tendência de queda da atividade de carroceria, em contraste com o melhor comportamento da atividade de pneus”, destacou Enrique Fontán, presidente do CETRAA, que acrescentou: “em termos gerais, o faturamento está em níveis pré-pandemia, este aumento tem ocorrido principalmente como mecanismo de compensação do aumento das despesas que têm de ser suportadas pelas oficinas”.

O universo de estudo para este ano, segundo estimativas de dados próprios e de fontes oficiais, é de 40.079 oficinas e é composto por 137.070 profissionais. Foi colhida uma amostra de quase 600 oficinas e analisadas aproximadamente 250.000 ordens de serviço. Trabalhamos com dados de todo o território nacional, dividido em quatro zonas com as seguintes províncias e comunidades:

• Norte: Galiza, Astúrias, Cantábria, La Rioja, Navarra, País Basco, Saragoça, Huesca, Leão, Palência e Burgos.
  • Leste: Catalunha, Comunidade Valenciana, Ilhas Baleares, Múrcia e Albacete.
  • Centro: Madrid, Toledo, Ciudad Real, Guadalajara, Cuenca, Teruel, Cáceres, Segóvia, Ávila, Valladolid, Zamora e Salamanca.
  • Sul: Andaluzia, Badajoz e Ilhas Canárias