You are currently viewing 96% dos alunos consideram que trabalhar na oficina é uma profissão para o futuro na Espanha

A Confederação de Oficinas da Espanha questionou cerca de 500 alunos sobre a figura do profissional de oficina

A CETRAA, Confederação Espanhola de Oficinas, apresenta os resultados da pesquisa realizada em março passado entre os alunos da AULA, feira internacional de estudantes e ofertas educativas, realizada no IFEMA. De 22 a 26 de março, a Confederação pesquisou cerca de 500 alunos para obter informações sobre seu grau de conhecimento sobre a figura do profissional de oficina e também para saber se consideram uma opção interessante para o futuro.

Dentre todas elas, destaca-se, por sua contundente maioria, a resposta à pergunta “Você acha que ser mecânico é uma profissão para o futuro?”. 96% dos inquiridos responderam que sim, evidenciando a óbvia importância deste número, mesmo para as próximas gerações de profissionais. Soma-se a isso o fato de 63% terem respondido positivamente à pergunta “Você gostaria de ser um profissional de oficina?”.

Por outro lado, é igualmente relevante que muito elevados 98% dos inquiridos consideram que os conhecimentos de informática são úteis para esta função, ou que as vertentes da profissão que mais interesse despertam são a mecânica (34%) e a eletromecânica ( 32 %). Quanto ao tipo de veículos com os quais mais se sentem atraídos para trabalhar, 53% optam por carros de passeio, 29% por motocicletas e 18% gostariam de trabalhar com caminhões e veículos industriais.

No que diz respeito à formação para ser mecânico, as opiniões dividem-se: embora a maioria dos alunos (42%) tenha a percepção de que são estudos muito difíceis que exigem conhecimentos prévios, 40% consideram que não tanto e 18% diretamente pense que é uma disciplina simples. Igualmente distribuídas estão as opiniões sobre as competências necessárias para ser um bom profissional de oficina como engenhosidade, perfeccionismo ou destreza manual.

A realização desta enquete enquadra-se na iniciativa “Formação Profissional Automóvel, a sua aposta segura”, através da qual o CETRAA procura fazer face ao problema da falta de profissionais na oficina, tornando visível aos alunos a opção pelo futuro que representa a figura do  profissional da oficina. Isto, nas palavras de Enrique Fontán, presidente do CETRAA, representa uma “oportunidade muito interessante, com empregos bem remunerados, modernos, perfeitamente adequados para todos, homens e mulheres, onde não há discriminação salarial, com uma alta porcentagem de empregos posicionados altamente tecnológico e com um grande futuro pela frente”.