You are currently viewing CETRAA e CONEPA alertam contra restrições ao uso de tempos de pintura CESVIMAP na Espanha

As associações denunciam o quase-monopólio que será estabelecido no mercado e solicitam participação na elaboração dos tempos

A Confederação Espanhola de Oficinas de Reparação (CETRAA) e a Federação Espanhola de Empresários Profissionais Automotivos (CONEPA) alertam contra as restrições ao uso de tempos de pintura CESVIMAP, anunciadas pela Mapfre. De acordo com a empresa, que se reuniu com ambas as associações, o tempo só estará disponível através da plataforma Audatex do grupo Solera para avaliação de sinistros que a referida seguradora tem de atender. Consequentemente, as oficinas não poderão mais usar essa ferramenta de avaliação para contrastar as avaliações que outras seguradoras formulam com outros tempos, pois não têm acesso a ela.

Essa medida da Mapfre determinará que cada seguradora faça suas avaliações de acordo com seus próprios tempos.. Recorde-se que o Centro Zaragoza é composto por 19 seguradoras que, segundo o seu site, representam 65% dos prémios de seguro automóvel em Espanha. A Mapfre, por sua vez, teria uma participação de 19,61%.

Assim, está a criar-se um quase-monopólio de facto nas valorizações das operações de chapa e pintura, uma vez que o único tempo não ligado a uma seguradora (a do fabricante) é raramente utilizado, tanto porque não inclui o custo da pintura e a dificuldade de operar com eles por serem diferentes de cada marca e, principalmente, por não serem aceitos pelas seguradoras.

Além da restrição ao uso de seu tempo, o CESVIMAP anunciou sua substituição por uma versão denominada Digital Paint, que apresenta inovações técnicas que devem ser conhecidas em profundidade para pesar sua influência nos resultados dos laudos periciais realizados com esta nova aplicação, embora se espere que signifique uma redução de tempo e materiais atribuídos nas operações mais comuns. Por este motivo, foi solicitado ao CESVIMAP a disponibilização de uma linha direta de consultas técnicas para resolução de quaisquer dúvidas e deficiências detectadas na aplicação da sua nova ferramenta. Linha que ambas as associações confiam para ser habilitada, como já aconteceu em outra escala criada recentemente por outra seguradora.

Por fim, CETRAA e CONEPA, na medida em que o uso de escalas determina o faturamento das oficinas, consideram fundamental que suas associações representativas participem do desenvolvimento dessas ferramentas para que ofereçam um resultado mais equilibrado nas avaliações. Assim, ambas as associações entendem que é hora de estudar o uso dos tempos como a Eurolak, em cuja preparação a Associação Alemã de Concessionários e Oficinas de Reparação participou juntamente com a Associação Alemã de Fabricantes de Automóveis e a Associação Alemã de Marcas Importadoras. Tempos como esse, mostram que é possível criar ferramentas com a participação de todos os envolvidos no reparo.

Fonte: CETRAA