You are currently viewing Brasil através do SINDIREPA estuda sua entrada no movimento internacional RIGHT TO REPAIR – “Direito de Reparo”

As entidades estaduais de Sindirepa associadas ao SINDIREPA BRASIL encontram-se debatendo o tema “Direito de Reparo” ou “Direito de Conserto” se alinhando ao movimento internacional “RIGHT TO REPAIR” fortemente reconhecido na Europa e Estados Unidos.

O Brasil conta com uma política automotiva estabelecida pelo Governo Federal onde não contempla questões relacionadas ao Aftermarket, o que coloca em risco um mercado que gera emprego e renda e movimenta mais de 100 bilhões de reais ao ano em peças, equipamentos e serviços.

O risco é alto e com futuro cinza se nada for feito, pois com o avanço tecnológico dos veículos automotores, o avanço da tecnologia 5 G, torna a telemática cada vez mais próxima, e os consumidores irão sofrer por ter não ter escolha quando precisar realizar a manutenção de seu veículo, visto que somente as concessionárias de marca terão acesso as informações e condições de realizar diagnósticos.

Alguns veículos como Jeep Compass e Fiat Toro já contam com sistemas ante-hacker que aumenta a dificuldade de acesso ao diagnóstico das empresas de equipamentos nacionais e consequentemente das oficinas independentes. Será que os consumidores aceitarão ter somente um local para realizara  a manutenção de seus veículos? Sem opção de escolha e fortalecer o livre mercado?