You are currently viewing A formação contínua das oficinas, numa proposta de Lei não apresentada na Assembleia da República da Espanha

Por iniciativa da CETRAA e da CONEPA, a Alliance for Road Safety incluiu a proposta de oficinas nas negociações com parlamentares que resultaram no documento final

O Grupo Parlamentar Popular apresentou no final de setembro perante a Comissão de Segurança do Congresso uma Proposta não de Lei para promover a renovação do parque automóvel espanhol, melhorar a segurança viária, contribuir para a redução de poluentes e fortalecer a indústria automobilística nacional. O ponto 6 dos seus critérios orientadores inclui a formação necessária para os profissionais da reparação e manutenção de veículos se adaptarem às mudanças tecnológicas do automóvel e aos novos modelos de negócio.

A gênese do documento final, que será debatido na Comissão Congressional de Segurança Viária, é produzida por iniciativa da Alliance for Road Safety, criada em meio a uma pandemia e composta por mais de 30 entidades entre associações e iniciativa privada empresas., e que prossegue dois objetivos principais: reduzir os riscos de acidentes nas vias públicas espanholas e promover a procura de novas alternativas de mobilidade mais sustentáveis ​​do ponto de vista ambiental. Para a Aliança, a concretização de ambos os objetivos passa por tentar promover, para além de outros aspetos, a sensibilização dos motoristas e novas formas de mobilidade.

Na sequência de uma reunião da referida Aliança com membros da Comissão Parlamentar de Segurança Rodoviária, no dia 7 de maio, e de uma reunião anterior que, em conjunto com representantes da CETRAA e da CONEPA, teve lugar no dia 9 de março com o Grupo Parlamentar Popular, apresentou em setembro um -Proposta de Lei de Renovação do Parque Móvel em relação, entre outros temas, à melhoria da segurança rodoviária, redução de emissões poluentes e formação em oficinas.

Na seção específica sobre a necessidade de atualização quanto à formação e formação de profissionais dedicados à reparação, manutenção e conversão de veículos, ambas as instituições representativas das oficinas insistem que é fundamental que as administrações compreendam antes para que os futuros automóveis circulem nos trilhos, deve haver reparadores que possam repará-los. Ou seja, é preciso antecipar a situação e aprimorar e atualizar previamente os conteúdos a serem ministrados na Formação Profissional.

Por outro lado, o documento também transmite a grande importância da manutenção do parque envelhecedor. Nesse sentido, a CETRAA e a CONEPA insistem no significado positivo da implementação de uma “cultura de manutenção preventiva”, mais negligenciada pelos proprietários de veículos mais antigos, como uma ferramenta eficaz para melhorar a segurança rodoviária.